A cidade de Queimados viveu, nos últimos dias, uma série de atividades dedicadas a celebrar e fortalecer o empreendedorismo feminino, reafirmando o papel das mulheres como protagonistas do desenvolvimento econômico e social do município. As ações foram promovidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, e contaram com ampla participação de empreendedoras locais.
Na última segunda-feira, o município realizou um painel de conversa com o tema “Empreender é Resistir – Histórias que Inspiram”, reunindo mulheres que transformaram seus talentos e vivências em fonte de renda, autonomia e inspiração. O encontro aconteceu na Universidade Estácio de Sá de Queimados e contou com a participação das irmãs Medeiros, da Assessora da Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado da Mulher Dani Dias e a Diretora do projeto empreendedoras da baixada Nathalie Drumond, que trouxeram uma visão técnica e motivadora sobre oportunidades e políticas públicas voltadas para o tema.

“As ações reforçam o compromisso de Queimados com a promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres, reconhecendo o empreendedorismo feminino como um ato de resistência, coragem e transformação — valores que representam a trajetória de muitas queimadenses que fazem a diferença todos os dias“ – Mencionou a Secretária de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania Cristiane Lamarão.
A primeira-dama do município Cristiane Kaizer, também esteve presente, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo às mulheres empreendedoras e o fortalecimento de ações que promovam igualdade, independência financeira e valorização da mulher queimadense.

Como parte da programação, no dia 18, foi realizada a Oficina das Empreendedoras, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. As atividades incluíram oficinas de confecção de bonecas, automaquiagem e colagem, proporcionando capacitação prática, troca de experiências, aprendizado técnico e estímulo à geração de renda para dezenas de mulheres da cidade.
Encerrando o mês, no dia 28 de novembro, acontecerá na Casa da Inovação o Workshop sobre Inteligência Artificial e Empreendedorismo Feminino, realizado em parceria com a SEPEC. A proposta é apresentar ferramentas tecnológicas, novas oportunidades de mercado e caminhos para que as mulheres utilizem a inovação como aliada no fortalecimento e expansão de seus negócios.
