A secretaria Municipal de Assistência Social realizou neste sábado, 5, , a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema: “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, um momento de reafirmação do SUAS, que trouxe a reflexão sobre a Assistência Social não apenas em Queimados, mas nas outras esferas de governo.
Um espaço de construção conjunta entre governo e sociedade civil, de reafirmação da política de assistência social como direito, uma política que precisa resistir a retrocessos e evoluir na capacidade de garantir direitos.
Na parte da manhã, a mesa de abertura foi composta pelo Vice-Prefeito, Zaqueu Teixeira, o Secretário de Assistência Social Eduardo Lopes, a presidente do CMAS Giselma Matos , que também é Subsecretária de Assistência Social, a representante dos usuários, Sra. Franciele, a representante dos trabalhadores do SUAS, Jane Claudia, o Vereador Professor Castelano e a palestrante, Dra. Simone Lessa , Vice-Diretora da Faculdade de Serviço Social da UERJ.
O Secretário de Assistência Social, Eduardo Lopes destacou a importância da conferência:
"Realizar a conferência nos fazem pensar não só a Assistência Social em Queimados mas em nosso país como um todo. A conferência constitui um momento de reafirmação da assistência social como um direito, uma política essencial, que precisa resistir a retrocessos e evoluir na capacidade de garantir diritos. Tendo por primazia o entendimento de que os usuários da política de assistência social são sujeitos de dreitos e não objetos a serem modificados." - Eduardo Lopes
Após a abertura, foi votado o Regimento Interno e em seguida teve início a palestra Magma que oportunizou reflexões para a discussão dos eixos na parte da tarde.
Nos 5 eixos estratégicos, que abrangem pontos fundamentais para o futuro do SUAS, foram extraídas as propostas , que após debatidas na plenária configuram o resultado de um dia de trabalho conjunto, onde governo e sociedade civil se unem em um único objetivo, o aprimoramento do SUAS.
Fora eleitos delegados, que representarão o município de Qeimados na Conferência Estadual.
A conferência terminou com a certeza de que divergir, refletir , convergir e sobretudo manter o diálogo, é necessário para que a garantia de direitos e a construção da política pública de assistência sejam construídas a muitas mãos o município, onde cada um é imensamente importante e o usuário é parte integrante desse processo.